
Se você acompanha nosso blog ou nossas redes sociais, você já sabe que as portas corta fogo são um importante item de proteção coletiva e que proporcionam não só a preservação de vidas em caso de incêndio, mas também das próprias estruturas físicas onde são instaladas.
Além da obrigatoriedade em prédios públicos, estes equipamentos também são de extrema importância em locais com um grande fluxo diários de pessoas e por isso no artigo de hoje falaremos sobre a importância das portas corta fogo em aeroportos. Vamos lá?
Mas afinal o que é e como funcionam as portas corta fogo?
De forma geral, podemos dizer que as portas corta fogo são um equipamento de segurança com atuação direta na prevenção e combate a incêndios.
Estes equipamentos existem para bloquear chamas e fumaça, e dessa forma, garantem uma maior segurança aos ocupantes do prédio acometido pelo fogo e ainda uma rota de fuga mais segura para essas pessoas.
As portas corta fogo são feitas de aço galvanizado e contam com importantes materiais que impedem que o calor e a fumaça se espalhem. Além disso, há ainda um produto na sua composição que atua como isolante térmico e auxilia no combate às chamas.
Por que instalar portas corta fogo em aeroportos?
Agora que você já entendeu o que é uma porta corta fogo e o seu funcionamento, vamos lhe explicar o porquê é tão importante que elas sejam instaladas em aeroportos.
Se você já frequentou este tipo de ambiente, você com certeza já se deparou com este equipamento. No entanto, muitas pessoas não têm a real dimensão da importância da instalação deste tipo de saída de emergência.
As portas corta fogo, uma vez que instaladas em aeroportos, além de funcionar como rota de fuga para vítimas de acidentes ou até mesmo de atentados, também tem um papel de grande importância no controle de incêndios além do que já foi citado anteriormente. Isso se dá, pois os bombeiros utilizam rotas seguras de acesso ao fogo possibilitadas por essas portas e assim conseguem uma ação mais rápida e eficiente sobre o fogo.
Como falamos em outro ponto deste artigo, as portas corta fogo também são importantes para a manutenção do prédio. Então, veja mais um motivo para se instalar tais equipamentos em aeroportos: Estes prédios são espaços físicos de grande valor e uma vez acometidos pelo fogo tendem a gerar um prejuízo financeiro muito alto.
No entanto, com a instalação das portas corta fogo, esse risco já torna-se menor, pois elas evitarão que o fogo se propague e ainda irão possibilitar rotas seguras para que a equipe de bombeiros possa atuar contra as chamas.
E aí, gostou do nosso artigo sobre a importância de portas corta fogo em aeroportos? Então, compartilhe agora mesmo nas suas redes sociais.