builderall


Se você acompanha o nosso blog, sabe que costumamos compartilhar artigos sobre portas corta fogo e a sua importante atuação no combate e prevenção de incêndios, certo?


No entanto, há uma série de objetos de menor porte que compõem uma porta corta fogo e ajudam a possibilitar o seu perfeito funcionamento para que em caso de incêndios uma tragédia possa vir a ser evitada.


Sendo assim, no artigo de hoje iremos falar sobre um destes objetos que é a barra antipânico e lhe mostraremos qual é a diferença entre barras antipânico simples e dupla.


O que são barras antipânico e para que servem?


Antes de falarmos sobre as diferenças de barras antipânico simples e barras antipânico duplas, precisamos entender melhor sobre o que são as mesmas.


As barras antipânico são também conhecidas como barras de travamento. Essas são um importante equipamento de segurança quando se é apresentada uma situação de emergência.


De forma geral, podemos definir as barras antipânico como uma barra de metal fixada na horizontal ao centro de uma porta corta fogo. O seu objetivo principal é fazer com que tais portas possam ser facilmente abertas uma vez que o peso do corpo humano seja depositado sobre o metal.


Dessa forma, em caso de incêndios é possível possibilitar uma rápida evacuação e evitar grandes tragédias. Em relação a utilização das barras antipânico, a sua instalação deve ser feita em locais que costumam comportar um grande fluxo de pessoas diariamente.


Qual é a diferença entre barras antipânico simples e duplas?


Agora que você já sabe o que são barras antipânico, iremos lhe explicar a diferença entre as barras simples e as barras duplas. Ao contrário do que se imagina, a diferença não se dá por qualidade, mas sim por característica.


As barras antipânico simples são instaladas em portas corta fogo de uma única folha. Além disso, as barras antipânico para portas simples podem ser utilizadas com um ponto de travamento horizontal. Podem ser instaladas com 2 pontos de travamento verticais (superior e inferior ou com 3 pontos de travamento, sendo dois verticais (superior e inferior) e um horizontal.


Em contrapartida, há as barras antipânico duplas. Essas deverão ser instaladas em portas corta fogo de duas folhas. A norma ABNT NBR 11785 exige que as portas duplas devam possibilitar a abertura de forma independente, ou seja, uma porta acionada deve se abrir imediatamente, sem a necessidade de acionar a outra folha.


E aí, gostou do nosso artigo sobre Qual a diferença de barras antipânico simples e dupla? Então, está esperando o que para compartilhar agora mesmo com os seus amigos? Clique aqui e compartilhe.