builderall


Quando falamos sobre segurança, falamos sobre algo de interesse comum da nossa sociedade como um todo. Quando os riscos são relacionados a incêndios, há uma preocupação muito maior depositada por todos os interessados. Dessa forma, com o passar dos anos foram sendo criadas uma série de normas de segurança que devem ser implementadas para que um espaço físico receba a liberação do corpo de bombeiros para o seu funcionamento.


Sabendo da importância de tais normas, no artigo de hoje iremos falar sobre um dos pontos mais importantes que refere-se a instalação de portas corta fogo. Sendo assim, falaremos sobre o que são as portas corta fogo e como podemos classificá-las. Vamos lá?


O que são portas corta fogo e qual é a sua função?


Antes de entendermos como são classificadas as portas corta fogo, é necessário primeiramente entendermos o que são e qual é a sua função. De forma geral, podemos definir as portas corta fogo como um importante equipamento de segurança com atuação direta no combate e prevenção de incêndios.


A função principal destes objetos é fazer com que em caso de incêndios, seja possível evitar a propagação das chamas, fumaça e gases tóxicos, ou seja, a ideia é fazer com que esses não passem de um ambiente ao outro.


Além disso, é importante ressaltarmos que a instalação de portas corta fogo garante também em caso de incêndio uma rota de fuga segura para todas as pessoas que se fazem presentes no ambiente. Ainda tratando-se de passagens em segurança, essas portas garantem um fácil acesso às chamas para a equipe de bombeiros.


Como podemos classificar as portas corta fogo?


Quando falamos em portas corta fogo, falamos em um equipamento de segurança como já citado anteriormente. Dessa forma, é importante que exista uma classificação e essa nada mais é do que um indicador sobre o período máximo de tempo que uma porta irá aguentar quando exposta ao calor.


Atualmente, as portas resistentes ao fogo são classificadas em três tipos: P-60, P-90 e P-120, onde a numeração apontada na classificação indica a quantidade máxima de minutos em que a porta irá aguentar se exposta ao fogo, ou seja, a P-60 aguenta 60 minutos e assim sucessivamente.


Se você possui um grande espaço físico sob sua responsabilidade, é importante verificar junto ao corpo de bombeiros a necessidade ou não da instalação de portas corta fogo. Além disso, uma vez que essa instalação seja necessária, é de extrema importância verificar qual destes equipamentos de acordo com a sua classificação é o mais indicado para o seu caso.


Portanto, entre em contato com uma equipe especializada para que se possa fazer um levantamento da necessidade das suas instalações e então assim você poderá ser melhor instruído sobre qual porta deverá ser adquirida para o seu prédio. Você poderá, inclusive, entrar em contato com a nossa equipe para uma análise e orçamentação.


E aí gostou do nosso artigo sobre o que são portas corta fogo e como podemos classificá-las? Então, clique aqui e compartilhe agora mesmo com os seus amigos.